O Conselho Federal de Justiça integral aprovou nesta segunda-feira (25) a proposta de mudar a estrutura organizacional do órgão para modernizar os processos de trabalho, a fim de aumentar a eficiência do CJF. Para implementar as modificações, um nível de posições de comissão e funções comissionadas de unidades ligadas à Presidência e ao JF Corregedoria-Geral foram ajustadas.
O relator, ministro João Otávio de Noronha, também explicou que a modificação utilizou saldos remanescentes das últimas reestruturações e não trará aumento de despesas.
"O Conselho Federal de Justiça, com essas mudanças, será dotado de uma arquitetura organizacional equilibrada, ágil e, portanto, melhor estruturada para cumprir sua missão institucional, atuando efetivamente na melhoria da Justiça Federal de primeiro e segundo grau", explicou. .
Agilizar Processos
A proposta prevista pela sessão plenária prevê a criação do Centro de Cooperação Jurídica Internacional, uma nova unidade que terá por missão agilizar os procedimentos necessários para cumprir, no exterior, decisões judiciais tomadas por juízes federais brasileiros – uma ponte entre os governos nacional e autoridades internacionais. A resolução também elevou o status da Seção de Segurança de Rede, que agora será a Secretaria de Segurança de Tecnologia da Informação.
A emenda também criou o Centro de Revisão de Documentos e Publicações, responsável pela padronização de textos, opiniões, declarações e votos; e o Centro de Gerenciamento de Documentos, subdividido em Seção de Gerenciamento de Documentos e Seção de Sistemas de Processos Eletrônicos.
Na Secretaria Geral, foi criado o Centro de Apoio à Inspeção e Correção, a fim de permitir um melhor planejamento e sistematização dessas atividades. Paralelamente à Divisão de Assuntos Administrativos, foi criada a Divisão de Análise Processual.
A modificação mais significativa ocorreu na Classificação Nacional de Tribunais Federais Especiais (TNU), ampliada com a Divisão de Análise Processual e Gestão de Precedentes, Divisão de Admissibilidade de Solicitações Uniformes e Divisão de Distribuição e Processamento, cada uma delas com sessões próprias.
0002086-15.2019.4.90.8000