O livro "A Constituição da República, segundo ministros, auxiliares e assessores do STF" foi divulgado na noite de quarta-feira (27) na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, Supremo Tribunal Federal (STF). O trabalho deEditor Jus Podivm, reúne artigos de 27 funcionários e foi coordenado pelo ministro Luiz Fux e pelos juízes Fernando Pessôa da Silveira Mello e Bruno Bodart. Além do próprio Fux, o livro traz artigos do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
O livro propõe ao leitor três perspectivas: a do passado, que permite vislumbrar a evolução já alcançada; o presente como retrato do momento contemporâneo e do futuro, que será construído diariamente a partir das decisões do Tribunal. Em suma, o ministro Fux disse que o livro é uma homenagem a todos os que trabalham no Supremo Tribunal Federal e ao fruto de uma sociedade intelectual solidária. "Não há carga de trabalho suficiente, ministros, juízes assistentes e assessores aqui se dedicam a elaborar um trabalho que traga questões constitucionais da maior importância", disse Fux.
O vice-presidente do STF afirmou que os 30 anos da Constituição Federal comprovaram que o STF, por meio de suas decisões, seguiu a ideologia que valoriza o ser humano, fazendo do amor e da dignidade da pessoa humana o centro de gravidade atual do ser humano. universo legal. Mas ele admitiu que havia também frustrações sobre o que se esperava que fosse alcançado. "Às vezes a palavra" frustração "pode ser extremamente prejudicial, mas também pode servir como um ponto de partida, um novo começo, uma esperança ou algo que não pode ser perdido na perseverança. É por isso que as frustrações apresentadas Este livro visa promover melhorias constitucionais ", explicou.
VP / EH
.