Foi lançado na terça-feira (2/4) em São Paulo o livro Democracia e governo representativo no BrasilDo constitucionalista Rodrigo Mudrovitsch. O evento aconteceu no auditório do CIEE e teve um debate entre o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o juiz federal Ney Bello e o professor do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, Elival Ramos.
Neste trabalho, Mudrovitsch parte da necessidade de refinar o conceito de democracia, observando que tem sido utilizado indevidamente por adeptos diretos e indiretos do neoconstitucionalismo, bem como pelos principais teóricos críticos da atual jurisdição constitucional.
Em revisão de Com júrio colunista Lenio Streck definiu o trabalho como um estudo aprofundado sobre "temas urgentes". Para o jurista, o trabalho contribui para "evitar uma invocação Ad hoc pressupostos democráticos da análise da lei, argumentando que o estudo da jurisdição constitucional deve ser atravessado por uma análise profunda do que se entende por democracia, representação e contra-capitalismo. "