Sexta-feira, 29/3
21h30 – Em cartaz – Rubem Alves – O Professor de Espantos
Até que ponto estamos dispostos a desistir de tudo o que ganhamos para viver novas experiências? E até onde podemos ir quando o caminho exige priorizar coisas tão esquecidas no mundo de hoje como beleza, poesia, arte e a capacidade de aprender com os olhos das crianças? Para o escritor, pedagogo, teólogo e psicanalista Rubem Alves, ultrapassar esses limites é um desafio imposto desde a infância e que sempre aceitou sem medo. O documentário mostra um pouco da vida desse educador: seus sonhos, idéias e conquistas e também as questões diante do envelhecimento. Considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil, o "jardineiro" Rubem Alves provoca idéias tão "revolucionárias" que, por um lado, provocam a crítica e o desprezo de muitos setores da intelligentsia brasileira e, por outro lado, de todos aqueles que são apaixonados pela educação.
Reabertura: 30/3, às 10:30 da noite; e 31/3 às 10:30 da noite
22h – Lei sem Fronteiras
O programa discute o envelhecimento na China e a consequente redução da população. Mesmo com o fim da política do filho único há três anos, o país mergulhou em índices demográficos. Como reverter isso e quais são os impactos para a economia, a segunda maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos? Outra questão também é preocupante: as exportações e importações chinesas tiveram a maior queda em dois anos. Para discutir o assunto, o programa convidou Marcos Degaut, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Segurança Internacional, e Argemiro Procópio Filho, especialista em Relações Internacionais.
Reabertura: 30/3, às 13:30; e 31/3 às 9:30 da noite
Sábado, 30/3
8h – Conhecendo a profissão de advogado
Professora Cristiana Muraro discute aspectos do Direito Administrativo e fala sobre a carreira e os desafios da profissão.
Refrescos: 30/3, às 23h30. e 31/3 às 20:00. e 11:30 da noite
8h30 – Conhecendo a Lei Responde
Cristiana Muraro questiona os alunos sobre os conceitos e princípios das Contas Especiais, as causas do estabelecimento, fases internas e externas, normas federais e jurisprudências relevantes.
Refrescos: 30/3, às 14:30; 31/3, às 20h30 e 1/4 da tarde às 0:00 da noite
12h30 – Ambiente para todo
A imagem ambiental tornou-se fundamental para pesquisas e desastres ambientais que afetam a fauna e a flora. De cima, os drones entregam um registro fiel da imensidão da floresta ou áreas desmatadas. A importância da fotografia como ferramenta de proteção ambiental.
Reabertura: 31/3, às 11h; 1º / 4, ao meio dia; 2/4, às 13h30; 3/4 ao meio dia; 4/4 às 18:30 e 5/4 p.m. às 6 da tarde.
13h30 – Grandes Julgamentos do Supremo Tribunal
Uma das funções do Ministério Público, prevista na Constituição, é promover o Ministério Público, privadamente. Existem também alguns limites, como não promover uma ação criminal individualizada. Tudo deve ser coletivo. O que, então, se a ação está em nome de uma pessoa, mas o resultado atinge um grande grupo de pessoas, como nos casos de fornecimento de medicamentos, por exemplo? O programa desta semana aborda essa questão e mostra como os ministros lidaram com o problema.
Reapresentação: 31/3, às 13:30
14h – Artigo 5
O que acontece quando uma pessoa acumula uma dívida e não paga? Como é a situação do credor? Dependendo do caso, o tribunal pode determinar a penhora de ativos para o pagamento de dívidas. O mais comum é que a medida envolve imóveis e automóveis, mas contas bancárias e aplicativos também podem ser bloqueados para garantir que o credor não receba a perda. O artigo do programa 5 fala sobre o que é preciso para penhorar um bem e como isso acontece.
Reapresentação: 31/3, às 14:00 horas
17:30. – Plenários
Entre os destaques está a decisão unânime sobre a constitucionalidade da lei do Rio Grande do Sul que permite que o sacrifício de animais em ritos religiosos seja constitucional. A Plenária do STF concluiu nesta quinta-feira (28) o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 494601 e estabeleceu a seguinte tese: "É constitucional a lei de proteção aos animais que, para salvaguardar a liberdade religiosa, permite o sacrifício ritual de animais em cultos de religiões de matriz africana ".
Outro destaque é a decisão de quarta-feira (27), devido à origem de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nas quais a questão da Medida Provisória (MP) 782/2017, que reestruturou a Presidência da República e criou a Secretaria-Geral da a Presidência da República e o Ministério dos Direitos Humanos. Os ministros entenderam que a edição da MP 782 era inconstitucional, pois, em sua maioria, repetia o conteúdo da MP 768/2017, que foi revogada dois dias antes do término de seu mandato.
Refrescos: 31/3, às 7:30 e às 14:30; 1º / 4, às 16h30; e 3/4 às 16:30
18h30 – Repórter Justiça
Esta semana mostra que a criatividade dos estelionatarios não tem limites. Vamos falar sobre os golpes aplicados contra os consumidores brasileiros. Você conhecerá o caso de uma mulher vítima de uma gangue que atuou no Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Ela teve sua carteira de motorista clonada por um golpista que usou seu nome para abrir contas e fazer empréstimos bancários. Também contaremos histórias de pessoas que foram alvo de criminosos e explicarão como se proteger da ação dos ladrões e do que a legislação prevê.
Reprises: 31/3, às 18h30, 1/4 às 20h30; e 2/4 às 21h.
Domingo, 31/3
12h30 – Link CNJ
O programa mostrará como funciona o ombudsman do Conselho Nacional de Justiça, que serviços são prestados e como o cidadão pode ter acesso a esse espaço. Também entrevista o conselheiro e ombudsman substituto do CNJ Valtércio Oliveira sobre a importância do ombudsman, que acaba de completar dez anos. O programa também apresentará relatórios sobre a implementação do processo judicial eletrônico nas cortes criminais do Distrito Federal, assédio sexual no local de trabalho e como funciona a Lei de Execução Criminal.
Reapresentação: 2/4, às 7:30 da manhã.
21h30 – coro
Poesia, baião, reggae, frevo, bossa nova e até rap fazem parte do repertório eclético do músico piauiense Ravel Rodrigues. Ravel também é produtor musical e falou das várias influências e inspirações de seu trabalho em Chorus. Aos seis anos, ele começou a estudar música sob a influência de seu pai, que também é músico e compositor. O músico independente faz os arranjos, produz os próprios EPs e depois os libera nas plataformas musicais.
Re-apresentações: 1º / 4, às 13h30; 2/4 às 9:30 pm; 4/4 às 10:00 p. 5/4, às 13h30; e 6/4 às 9:30 da noite
Fonte: TV Justice
.