No dia 1º de abril (conhecido como Dia da Mentira), as redes do Poder Judiciário iniciam a campanha #FakeNewsNão, que tem como objetivo combater e alertar sobre o perigo de disseminar falsasnotícias falsas, no ambiente digital.
A iniciativa, conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conta com a parceria do Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores e associações de magistrados, e busca promover a divulgação de informações relevantes de forma clara e transparente.
Ao falar sobre a ação, o presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, reafirmou que a democracia pressupõe livre magistratura e imprensa. "Estamos iniciando uma campanha no Judiciário, junto com as associações de magistrados, também em defesa do Judiciário, porque não há estado democrático de direito, não há democracia sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre. É essencial que nós Tenho essa percepção, da necessidade de ter um Judiciário que possa, em um país infelizmente ainda tão desigual, garantir direitos e liberdades fundamentais ", disse Toffoli.
As peças serão exibidas nas redes sociais do Supremo, Rádio Justiça, TV Justiça e redes sociais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal Militar Superior Eleitoral (TSE) ( STM) e outras agências parceiras. O material apresentará dicas sobre como identificarnotícias falsasa exemplos reais de conteúdo disseminado pelas redes sociais.
IP / AD
.