Projetos querem endurecer leis em casos de acidentes ambientais

Procuradores criticam decisão que soltou Temer e pedem nova prisão
Procuradores criticam decisão que soltou Temer e pedem nova prisão
1 de abril de 2019
Piso salarial de enfermeiro não vale para jornada de 30h, diz TJ-RJ
Piso salarial de enfermeiro não vale para jornada de 30h, diz TJ-RJ
1 de abril de 2019
Exibir tudo
Júri não pode ser convocado com base em relato preliminar, diz STF

Novas propostas

Projetos de lei querem endurecer regras em casos de acidentes ambientais

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) apresentou dois projetos de lei que alteram a regulamentação ambiental em caso de desastres como o ocorrido com a barragem da Vale em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro de 2018.

O PL 1.303 quer alterar o Código de Mineração (Decreto-Lei 227/1967) para adicionar a exigência de um projeto de gerenciamento de risco de acidentes ambientais no plano de exploração econômica da mina explorada.

Atualmente, o decreto em vigor prevê, em seu artigo 39, que o plano deve ter apenas um memorial descritivo e projetos sobre diferentes aspectos do empreendimento, como iluminação, método de mineração e segurança no trabalho.

Já o PL 1.304 pretende alterar nove disposições da Lei de Crimes Ambientais (9.605 / 1998) para tornar mais eficazes as sanções criminais e administrativas em casos de conduta prejudicial ao meio ambiente. O texto pretende aumentar as penalidades estipuladas

"É verdade que essa lei trouxe progresso inegável na proteção do meio ambiente", disse o senador na apresentação dos projetos. "No entanto, depois de mais de 20 anos de sua edição, é necessário que façamos uma melhoria no texto legal, caso contrário, veremos alguns de seus dispositivos perderem a eficácia, ou até cair no ridículo."

Clique aqui para ler PL 1.303 / 2019
Clique aqui para ler PL 1.304 / 2019

Revista Conselheiro legal1 de abril de 2019, 17h19

.

Deixe um comentário