Sérgio Bermudes debaterá no RJ três anos do Código de Processo Civil

Claro terá que pagar R$ 40 mil por ligar mais de 10 vezes por dia
Claro terá que pagar R$ 40 mil por ligar mais de 10 vezes por dia
31 de março de 2019
Júri não pode ser convocado com base em relato preliminar, diz STF
Universal é responsável por dívida da EMI com João Gilberto
31 de março de 2019
Exibir tudo
Júri não pode ser convocado com base em relato preliminar, diz STF

O Fórum Permanente de Processo Civil da Escola do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) fará, na próxima quinta-feira (4/4), um balanço dos três primeiros anos de vigência do Código de Processo Civil de 2015 O advogado Sérgio Bermudes discutirá a correção e os erros da norma até o momento.

O presidente do Fórum Permanente de Processo Civil, o juiz Luciano Rinaldi, disse que vários pontos do código ainda geram controvérsias, como o julgamento ampliado.

“Discutiremos erros e correção do CPC / 2015, com perspectivas para o futuro. Muitas regras do Código ainda geram discussão na doutrina e na jurisprudência, gerando insegurança jurídica. Como exemplo, cito o longo julgamento previsto no artigo 942. Não há consenso nos tribunais sobre a interpretação correta desta disposição processual, "disse Rinaldi.

O palestrante convidado é o advogado Sérgio Bermudes, que ministrará magna palestra sobre os avanços e retrocessos do CPC / 2015. "Vou falar sobre o progresso e a reiteração da tentativa de tornar o processo judicial mais efetivo. Chama-se eficácia do processar o conjunto de meios destinados a fazer com que o processo produza, na sociedade um resultado efetivo, isto é, o litígio, um fato social, torna-se um fato legal quando é tratado pelo Poder Judiciário e, portanto, é necessário para o processo judicial para prosseguir o mais rápido possível ".

Bermudes também apontará pontos controversos, mas acredita que não houve contratempos com o código. "Talvez eu possa indicar que o código ignora a realidade quando limita as admissibilidades da queixa do instrumento, mas o retrocesso corretamente não ocorreu", diz ele.

O evento está aberto ao público e será realizado das 9:30 às 12:30. no auditório do Emerj, localizado na Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, no centro do Rio. Para se inscrever, clique em aqui.

As horas de estágio serão concedidas pela OAB-RJ aos estudantes de direito que participam do evento. Podem ser concedidas horas de atividades de treinamento pela Escola de Administração Judicial aos servidores que participarem da reunião.

.

Deixe um comentário