O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou do webinar "STF e Defensor Público na luta contra o coronavírus" na segunda-feira à noite (18). O evento é o primeiro de uma série de seminários organizados pela Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) em comemoração ao Dia Nacional dos Defensores Públicos, comemorado em 19/5.
"Vamos trabalhar! Em um momento tão difícil como este, temos de prestar atenção às pessoas mais carentes", concluiu Dias Toffoli na conferência de abertura. Para o ministro, enfrentar a pandemia faz com que as pessoas exijam a realização de seus direitos, o que reforça a missão do Defensor Público.
Ao apontar os efeitos colaterais do confronto com o novo coronavírus – como o aumento de casos de violência doméstica ou a situação de recessão que se avizinham -, o presidente destacou a importância da preparação dos defensores públicos para atender a essas demandas que entrarão no sistema da Justiça.
Dentre as principais ações do STF para se adaptar às medidas de isolamento social impostas como forma de evitar o contágio da Covid-19, o ministro citou a expansão da Plenária Virtual, que julgou mais de 400 casos adicionados às duas classes. .
O presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, e a vice-presidente Rivana Ricarte também participaram da abertura do evento.
Assessoria de Comunicação Presidencial